sábado, 29 de setembro de 2007

Átomo

Átomo

Caminho meus caminhos, às vezes com pressa outras medindo os passos.
Passo a descobrir que os lugares são segredos de mil quilômetros.
Mesmo forjando atalhos com rodas de imaginação as coisas são como são.
Devem ser percorridas à flora e a esmo, a tempo de viver e sobreviver.
Alguns parecem tão óbvios quanto o canto dos pássaros nas manhãs.
Os obscuros são de clara extensão fugaz a cada metro.
Precisam ser descobertos e entendidos sem se exarcebar.
Caminhos que os pés pisarão sem escolha.
Parece infindáveis, uma promessa de pai ausente.
Um canto sedutor de sereia, um conto que não se conta há muito tempo.
Sinuosos e perene.
Encontramos paisagens parecidas com um “Q” de quem já viu.
Vias de uma mão só, mãos que acenam a procura de um anjo.
Caminhos que se cruzam freneticamente, se empurrando, se escorando.
Pedras que lapidam os pés para que sejam fortes os passos.
Corpos estendidos por cantos em tantos trechos da estrada.
Almas e histórias que percorrem o mesmo destino com singularidade ímpar.
A sede, a fome, o cansaço são paisagens constantes e um espelho paralelo.
O trajeto e a curvatura dos corpos em movimentos.
O início de uma vida no fim de uma corrida intra-uterina.
O andar de um velho preste a romper o casulo da alma.
Passeata, procissão, Romaria.
Passos do homem na Lua.
Caminhos onde pés humanos não repousaram.
Caminhos que precisam ser caminhados.
Encaminhados como o sentido e a importância de um nome.
Lugares e lagares.
Países e gestos.
Rezas e heresias.
Atemporal.
Fé.
Tudo e todos são os mesmos caminhos.
Nascendo e desintegrando.
Caminhando um caminho inteiro.
Para sermos parte dele, começo, meio e fim.
Átomo!

3 comentários:

Suzina disse...

Me impressiono cada vez mais com seus textos, cada vez melhores e mais sensíveis!! Adoro!!

Bjo

Anônimo disse...

Não pense que é um clichê, mas esse texto justamente hoje, veio muito a calhar na minha vida.
Beijos Fernando

Anônimo disse...

oi Falvo!!!!

Como sempre seus textos são fantásticos!!!

Sempre me levam a refletir sobre algo...
Sobre nossos caminhos, o que dizer?
Muitas vezes percorremos caminhos escolhidos (ou não) por nós mesmos, sejam eles árduos e tenuosos ou simples e harmonisos. E no fim, percebemos o quanto ainda deixamos de caminhar... Hoje eu me pergunto: Para onde meus pés vão me levar?
Que caminho percorrer?

Nossa que confuso né???

Mas, é isso aí!

PARABÉNS MAIS UMA VEZ!!!!!!


BJS,
NONÔ